top of page

#Resenha - Um ano Inesquecível (Contos de Bruna Vieira e Thalita Rebouças)


Depois de algumas considerações que fiz sobre os dois outros contos aqui, chegou a hora de fazer uma resenha das outras duas moças que compõem o quarteto de escritoras que tornaram o ano inesquecível para seus personagens.

O conto de primavera foi eleito o meu preferido. Bruna Vieira tem uma escrita tão leve e tão pontual que é impossível largar o conto antes de concluído. A escritora nos apresenta o mundo de Jasmine, uma menina que tem muitas dificuldades em matemática e que precisa de ajuda para não ficar me recuperação na matéria e poder fazer o vestibular. Com todas as dúvidas e incertezas sobre qual caminho seguir, e o dia-a-dia na escola em que lida com diversas questões, a simpatia por Jasmine é quase automática, porque o conto já inicia com uma dúvida que assola a maioria das pessoas: "quando as coisas começarão a dar certo para mim"? Foi uma leitura leve, com uma linguagem não tão coloquial como a de Thalita, mas que é fácil e muito rápida. Adorei o estilo da escritora e fiquei curiosa por mais textos dela, porque dentre as quatro, talvez ela seja a que mais se assemelha ao meu estilo, ou ao que eu tenho adotado para esse público. Recomendo muito que, se não quiser ler os quatro, ou quiser conhecer um dos contos, que leia apenas esse que já fará você querer o livro!

Passando para o verão, temos o último conto que ficou a cargo da renomada escritora Thalita Rebouças. Com mais de 15 anos de carreira, eu nunca tinha parado para ler nada dela, porque sempre foi uma linguagem única e exclusiva para as adolescentes, de movo geral, mas eu nunca tinha entendido como elatinha feito tanto sucesso. Pude ver, aqui, nesse conto, em que conhecemos as meninas Kaká, Tati e Inha em uma história muito louca, tendo como pano de fundo o Carnaval do Rio de Janeiro e situações bem bizarras nas redes sociais. É um texto muito divertido, e é exatamente como se uma das meninas estivesse escrevendo o livro. Poucas vezes eu vi esse tipo de linguagem ser efetivo, porque para ser forçado basta muito pouco, mas a experiência da Thalita fez do conto ser uma leitura muito divertida.


E esta foi a última postagem sobre o livro, espero que decidam ler, e se já leram, deixe o seu comentário, pra eu saber o que você achou!

Tatiana Trindade

Sagitariana, cozinheira, fotógrafa, empresária e de tudo um pouco. Tem 23 anos, mas ainda não sabe se casa ou compra uma bicicleta.

+ recentes!
Tags!
Nenhum tag.
bottom of page