top of page

3 - O Nascimento de uma Nação (The Birth of a Nation) -1915



Dando um salto no tempo, vamos para 1915, ano do nascimento de umas das obras-primas mais controversas já feitas por Griffith, presença em peso no livro. Não se prendendo às críticas e ao conteúdo do filme (baseado na peça explicitamente racista de Thomas Dixon “The Clansman: An Historical Romance of Ku Klux Klan”), Griffith montou, numa magistral película, uma verdadeira obra de arte. A fotografia do filme é linda, e cenas como as do campo de batalha ou mesmo a do negro Gus perseguindo uma das filhas da família Cameron merecem uma atenção especial. A sequência de cenas, sejam elas paradas (como os closes dramáticos), sejam em movimento (filmagem da corrida dos cavalos), precisa ser eternizada. Destaque para a trilha sonora orquestrada de gosto impecável, que deixa um ar de tensão nas horas certas.


O filme, na primeira parte, conta a história de duas famílias, os Cameron da Carolina do Sul, e o Stoneman, da Carolina do Norte, prestes a estourar a Guerra da Secessão (EUA, 1861 a 1865). Na segunda parte, vemos as conseqüências da guerra nessas famílias, nos seus respectivos estados (principalmente no sul, claro), e o nascimento do KKK (Ku Klux Klan).



Ver filmes como esse é um desafio, pois foi feito em uma época passada, para um público com outro tipo de pensamento. É certo que este filme é considerado um dos mais reverenciados por suas técnicas inovadoras, mas também repudiado pela história, onde vemos negros sendo interpretados como pessoas baderneiras, mal-educadas e incontroláveis; só não acho, entretanto, que devamos julgar o trabalho magnífico que esse diretor executou.


Os únicos contras do filme são justamente os que direi em todos os filmes mudos: a falta de diálogo direto, que faz muitas vezes o filme parar. Fora isso, é uma grande obra, mas que deve ser assistido por alguém que realmente se interessa pelo início dos grandes efeitos visuais do cinema através dos anos e claro, alguém que não se importe com o racismo descarado da obra.


Darei 4 estrelas para ele também! haha


EUA/Mudo P&B/190min Direção: D.W. Grifffth

Produção: D. W Griffith

Roteiro: Frank E. Woods, D.W Griffith, baseado nos livros The Clansman: An Historical Romance of Ku Klux Klan e The Leopard’s Spots, e na peça The Clansman, de Thomas F. Dixon Jr.

Fotografia: G.W. Bitzer Música: Joseph Carl Breil, D.W Griffith


Elenco Lillian Gish Mae Marsh

Henry B. Walthall Miriam Cooper Mary Alden Ralph Lewis George Siegmann Walter Long Robert Harron Wallace Reid Joseph Henabery Elmer Clifton Josephine Crowell Spottiswoode Aitken George Beranger

Tatiana Trindade

Sagitariana, cozinheira, fotógrafa, empresária e de tudo um pouco. Tem 23 anos, mas ainda não sabe se casa ou compra uma bicicleta.

+ recentes!
Tags!
Nenhum tag.
bottom of page