top of page

4 - Os Vampiros (Les Vampires) - 1915



Fiquei sem palavras depois de ter assistido esse espetáculo de filmagem e atuação. Há tantas coisas boas nesse filme que dificilmente se torna cansativo; devo acrescentar, entretanto, que deve ser visto com calma, já que é dividido em partes. Totalizando 10 episódios segmentados, o filme conta a história de uma gangue de assassinos e ladrões chamada “Vampiros”, que utiliza técnicas de espionagem avançadas (onde vemos um canhão saindo de uma parede, ou passagens secretas em pontos estratégicos do cenário) e realiza assaltos espetaculares.




Musidora (Irma Vep) rouba a cena quando aparece em seus mais diferentes disfarces. Destaque para o simpaticíssimo Marcel Lévesque ( Oscar Mazamette) que cresce até mais que o personagem principal Philippe Guerandé (Edouard Mathé), que a partir do quarto episódio, já se mostra ofuscado pela forma como Mazamette aparece em cena. Isso, todavia, não comprometeu de forma alguma essa obra-prima que tive o prazer de ver antes de morrer. As cenas de dança, de evasão da gangue, dos acossamentos, tudo é genial. Dou ênfase à direção espetacular de Louis Feuillade, que a cada episódio vai crescendo, com cenas de perseguição (principalmente quando Mazamette e Guerandé estão atrás de Irma Vep, numa fuga sobre rodas) e inovações não só na direção, como em um roteiro excepcional. Tudo se encaixa intrinsecamente em cada episódio seguinte ao anterior, e, habilmente, ele fez com que personagens, que pareciam sem importância, tivessem um crescimento na trama. Vale ressaltar que a música também é fundamental para o andamento do filme, assim como a fotografia e que, ambas, dispensam comentários, porque são excelentes.


Considero um grande marco para o cinema ser o que ele é hoje. E lembrando que, em plena 1ª Guerra Mundial, Feuillade foi certeiro na escolha do roteiro. Uma curiosidade interessante é que Musidora era uma acrobata, então era ela mesma quem fazia as cenas de fuga nos telhados.

Segue a lista dos 10 episódios:

A cabeça cortada (The Severed Head)

O anel que mata (The ring that kills)

O Criptograma vermelho (The red codebook)

O espectro (The Spectre)

A fuga do Morto ( Dead man’s escape)

O olhar hipnotizante ( Hypnotic Eyes)

Satanás (Satanás)

O Mestre do Trovão ( The Thunder Master)

O Envenenador (The Poisoner)

Núpcias Sangrentas (The Terrible Wedding)

Meu primeiro 5 estrelas do projeto!

França/ Mudo P&B/ 440 minutos

Direção: Louis Feuillade

Roteiro: Louis Feuillade

Música: Robert Israel

Elenco:

Musidora – Irma Vep

Edouard Mathé – Philippe Guérante

Marcel Lévesque – Oscar Mazamette

Jean Aymé

Fernand Hermann

Stacia Napierkowska

Tatiana Trindade

Sagitariana, cozinheira, fotógrafa, empresária e de tudo um pouco. Tem 23 anos, mas ainda não sabe se casa ou compra uma bicicleta.

+ recentes!
Tags!
Nenhum tag.
bottom of page